Entre em contato: 11 3110-1911

Psoríase

O que é Psoríase

Psoríase - inflamação da PelePsoríase é uma doença autoimune muito mais comum do que se imagina. Consiste em uma inflamação crônica da pele, ela não possui cura, mas pode ter formas de controle. Essa não é uma doença cpntagiosa e está muito associada ao ambiente, ao sistema imunológico, com a carga genética da pessoa e com fatores pisicossociais.

Essa doença pode ser manifestada em diferentes graus de gravidade, podendo ser de leve a crítico, nesse último grau, pode ser comprometido até mesmo as articulações

 

Sintomas

A forma mais comum da manifestação da doença é em placas: lesões avermelhadas e de tamanhos variados na pele. Elas também apresentam escamas brancas e podem aparecer no couro cabeludo, cotovelos e joelhos.

As placas nunca aparecem nas mucosas e geralmente não apresentam sintomas, mas pacientes com mais ansiedade podem descrever coceira nas lesões.

Outra forma de manifestação é a psoríase invertida. Neste caso, as manchas são vermelhas e inflamadas. Ocorrem mais frequentemente em regiões úmidas do corpo ou em partes da pele que formam dobras.

Há ainda outros sintomas que podem indicar a doença: unhas quebradiças, amareladas e esfareladas e articulações rígidas, doloridas e inchadas.

Principais formas de tratamento

  • tópicos: Água Termal, cremes e pomadas para tratar formas leves de psoríase ou aliviar sintomas. O efeito da hidratação auxilia muito a recuperação da derme e até exposição solar controlada e protegida.

  • medicamentos sistêmicos via oral, subcutâneos, intravenosos ou intramusculares: serão necessários para pacientes qquadros mais graves de psoríase — ou se o cuidado tópico não teve o resultado esperado.

  • fototerapia: procedimento em que a pele é exposta cuidadosamente à luz ultravioleta, UVA ou UVB.