Entre em contato: 11 3110-1911

EPIDERMÓLISE BOLHOSA - TRATAMENTO COM ÁGUA TERMAL

EPIDERMÓLISE BOLHOSA

O que é Epidermólise Bolhosa

A Epidermólise Bolhosa é uma doença genética e hereditária rara, ela aparece logo no nascimento, afeta homens e mulheres.

Os mínimos atritos na pele é o suficiente para a formação de bolhas, que evoluem para lesões. A pele dessas crianças é tão frágil, que se assemelham a fragilidade das asas das borboletas, por essa razão essas crianças são conhecidas como “Crianças Borboletas”

Infelizmente essa doença não tem cura e provoca uma série de limitações ao paciente e acaba por ter um isolamento social, devido as restrições imposta pela doença.

Existe mais de 30 tipos de Epidermólise Bolhosa e as principais são:

  • Epidermólise Bolhosa Simples (EBS) - Formação da bolha é superficial e não deixa cicatrizes. O surgimento das bolhas diminui com a idade.
  • Epidermólise Bolhosa Juncional (EBJ) - As bolhas são profundas, acometem a maior parte da superfície corporal e o óbito pode ocorrer antes do primeiro ano de vida. Uma vez controladas as complicações, a doença tende melhorar com a idade.
  • Epidermólise Bolhosa Distrófica (EBD) - As bolhas também são profundas e se formam entre a derme e a epiderme, o que leva a cicatrizes e muitas vezes perda da função do membro. É a forma que deixa mais sequelas.
  • Síndrome de Kindler – É uma mistura das outras formas anteriores e a bolha se forma entre a epiderme e a derme. Apresenta bolhas, sensibilidade ao sol, atrofia de pele, inflamação no intestino e estenose de mucosas.

 

Como é feito o tratamento da Epidermólise Bolhosa?

A Epidermólise Bolhosa envolve múltiplos órgãos e sistemas do corpo humano. Com o tratamento e acompanhamento profissional adequados, é possível prever e até evitar complicações. Por isso, o tratamento é multiprofissional e envolve neonatologistas e intensivistas, pediatras, dermatopediatras e dermatologistas, geneticistas, patologistas, otorrinolaringologistas, oftalmologistas, dentistas, ortodentistas, especialistas em dor, neurologistas, psicólogos, fonoaudiólogos e ortopedistas. Outros especialistas também podem participar da equipe, de acordo com cada caso.

Apesar de ser uma doença rara e grave, se houver diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado, os pacientes podem ter uma vida e participar das atividades diárias com menos restrições. Eles podem ir à escola, brincar, ir à praia e praticar esportes de forma supervisionada e adaptada. Com o crescimento da criança e cuidado com os traumas, o surgimento das bolhas pode diminuir com a idade.

Existem diferentes curativos especiais para o tratamento das feridas provocadas pela doença disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).  O Ministério da Saúde também oferta quatro tipos de procedimentos:

·       Tratamento intensivo de paciente em reabilitação física.

·       Tratamento de outras malformações congênitas.

·       Tratamento de grande queimado.

·       Avaliação clínica para diagnóstico de doenças raras.

Tratamento com Água Termal Liotti

    Há alguns meses tivemos acesso a ONG Jardim das Borboletas 

     ( https://jardimdasborboletas.org/ ), que fica em Caculé na Bahia.  Ficamos impressionados com o trabalho realizado e com o sofrimento dos pacientes. Nós tínhamos visto um caso de Pariquera-Açú, que a criança havia sido submetida a banhos de água termal e havia melhorado bastante as lesões.

Como nossa água termal possui uma grande quantidade de Zinco e Manganês que ajuda muito no processo de cicatrização, nas inflamações da pele, combate as bactérias e tem um efeito ótimo na regeneração celular, visto que tanto o Zinco quanto o Manganês são efeito antioxidante.

Foram enviadas algumas águas para serem distribuídas entre os pacientes escolhidos pela ONG e não demorou para ser percebido os resultados.   As lesões entraram em fase, ou seja, iniciaram o processo de cicatrização em menos de 24 horas.    As feridas que comumente ficam com pus fazem-se necessário limpar, provocando um grande sofrimento ao paciente, permaneceram limpas.

O ideal é a aplicação da água 3x ao dia, há pacientes que não tem essa possibilidade, pois tem o corpo todo coberto por feridas e necessitam ficar com curativos, nesse caso a água termal Liotti é aplicada apenas após o banho e ainda assim é perceptível os resultados benéficos.

Esse é o caso do Régis de Sorocaba, sua mãe, Maria José Nunes Sales, começou a usar a água termal Liotti após o banho e os resultados foram percebidos em apenas um dia.  “... percebemos que as lesões começaram a melhorar e não fazia mais pus, a limpeza do pus doe muito, é um sofrimento..., com a água termal Liotti melhorou muito...”

ICTIOSE BOLHOSA

A enfermeira Andressa Aranha, do Jardim das Borboletas ( https://jardimdasborboletas.org ) informou que aos poucos tem recebido os relatos de outros pacientes, como da menor C., sua mãe Alane informou que em 3 dias, cicatrizou uma lesão de sua filha, que possui ictiose bolhosa.

VEJA O RESULTADO DO TRATAMENTO COM A 'AGUA TERMAL LIOTTI:

LESÃO DE ICTIOSE BOLHOSA  RESULTADO APÓS 3 DIAS ==> LESÃO DE ICTIOSE BOLHOSA TRATADA COM A AGUA TERMAL LIOTTI

 

compre a água thermal liotti